Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escritos3

Eu já imaginava que a entrada anterior iria valer-me alguns "puxões de orelhas". Antecipadamente, de resto, eu já pedira perdão aos meus amigos brasileiros pela... diatribe. A A.B., leitora fiel do abnoxio e querida amiga, foi a primeira a reagir. Transcrevo as suas observações.

"Sei que não é a primeira vez que te convido a reparar melhor este meu país. Sei também que estás coberto de razões, principalmente se o teu contato aí é com turistas brasileiros, certamente na sua maioria novos ricos maravilhados por conhecerem a "Europa". Pois é claro que para estes, Portugal é o quintal da Europa, mas é Europa!!
Porém, quem sabe se tu fizeres um esforço para nos conhecer, nós os que economizamos as expressões "lindo", "maravilhoso", poderias ser mais justo em relação ao Brasil.
Cobro-te sim, tolerância. O Brasil real tem coisas lindas e maravilhosas, e tem misérias aterrorizantes, governos corruptos e mentirosos, lugares de uma simplicidade e beleza que chegam a doer nos olhos e na alma, injustiças alarmantes, pessoas incríveis pela sua generosidade e comprometimento com um Brasil diferente deste que há 506 anos nos atormenta!...
Além do mais, eu que não conheço Portugal, quando recebo daí slides e fotos, acho Lisboa linda, maravilhosa, pomposa, iluminada. Admiro as praças cuidadas, as pessoas bonitas e elegantes. Outras fotos vêm de lugares que não são Lisboa e às vezes vejo rostos tristes, aldeias obscuras, tão parecidas com as minhas aldeotas daqui. E sei que não me achas uma imbecil.
Supera tuas ranhetices em relação ao meu país. Mesmo que nunca queiras conhecer o Brasil e outros brasileiros, dá-nos a misericórdia de não nos enfiar a todos no balaio dos deslumbrados!"

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D